Thursday, December 27, 2007

The Weather Man

Primeiro o nível lingüístico da coisa.


eu quero dizer que gostei, sim, da tradução do título desse filme: O Sol de Cada Manhã. O nosso "Tempo" português é mais abrangente, e já existe um outro filme com esse nome.


Depois, o drama.


"O Sol de cada manhã", além de fazer óbvia referência à meteorologia, é um ícone do prenúncio de um dia. Um dia, o nosso bloco de tempo favorito, que deixamos escapar invariavelmente, aproveitado ou não.


Um dia eu acordei e tinha 20 anos, e um dia eu vou acordar com 30, e o sol vai ser minha medalha ou meu carrasco, porque, como disse Spritz no filme, a vida não passa de um funil. O horizonte de possibilidades que vemos ao nascer vai se encurtando. Gente três anos mais nova que eu, por exemplo, já ganha milhões para jogar basquete.


Isso deve explicar a fase flaneur, mas é bom que seja passageiro. Não dá pra viver se esquivando. De mim, inclusive.



"...and all the possibilities I faced and the sorts of people I could be, all of them got reduced every year to fewer and fewer. Until finally they got reduced to one, to who I am. And that's who I am, the weather man."

Wednesday, December 26, 2007

O nó da vida mal-passada

I am wondering: yesterday seemed

Tomorrow seems

Better



Tenham um... ano novo.


Thursday, December 20, 2007

Agonia by Wikipedia & Oswaldão

Agonia é o conjunto de fenômenos que anunciam a morte (do grego agonia= luta; entende-se luta "contra a morte") Por mais que eu me esforçasse.



Tem duração variável e caracteriza-se pela imobilidade e alteração das feições, por estertor ruidoso de que o moribundo parece não ter consciência, perturbação dos sentidos em geral, lividez, secura da língua, fraqueza do pulso, extinção gradual do calor animal da periferia para o centro eu não conseguiria.



A respiração é difícil e imperceptível, parece à primeira vista ser a última a terminar, sendo talvez por isso que geralmente se emprega expirar como sinônimo de morrer; mas,na realidade, o coração eu sei que vou morrer um pouco a cada dia merece o epíteto que a ciência lhe deu:ultimum moriens.

A agonia pode ser tranqüila, mas quase sempre o moribundo é agitado por movimentos convulsivos, mais ou menos violentos: o delírio pode ser contínuo e intermitente eu vou pensar que é festa, vou dançar, cantar. Um período de aparente serenidade precede o termo final. É a melhora da morte, segundo a frase popular.

...e sem que se perceba, a gente se encontra.

Wednesday, December 05, 2007

Sigam-me os...

Sabe esses dias em que a gente inventa de correr? pois esse dia eu inventei, mas essa história, não:

Estava quase chegando em casa, pingando de suor, quando uma moça desconhecida:

- Tava correndo, caminhando?
- Pois é!
- Ah, isso é bom pra saúde, continue assim!

Horas depois eu contei o acontecido a alguns amigos:

- Então, esse mundo tem salvação! uma mulher mó simpática puxou papo, perguntando se eu tinha ido caminhar, e abriu mó sorrisão sincero!
- Peraí, é uma de cabelo preto curto, de óculos e olho verde?
- Rapaz, era sim, por quê?
- Porque ela é uma doida que mora aqui na quadra...

"Suspeitei desde o princípio"