Agonia é o conjunto de fenômenos que anunciam a morte (do grego agonia= luta; entende-se luta "contra a morte") Por mais que eu me esforçasse.
Tem duração variável e caracteriza-se pela imobilidade e alteração das feições, por estertor ruidoso de que o moribundo parece não ter consciência, perturbação dos sentidos em geral, lividez, secura da língua, fraqueza do pulso, extinção gradual do calor animal da periferia para o centro eu não conseguiria.
A respiração é difícil e imperceptível, parece à primeira vista ser a última a terminar, sendo talvez por isso que geralmente se emprega expirar como sinônimo de morrer; mas,na realidade, o coração eu sei que vou morrer um pouco a cada dia merece o epíteto que a ciência lhe deu:ultimum moriens.
A agonia pode ser tranqüila, mas quase sempre o moribundo é agitado por movimentos convulsivos, mais ou menos violentos: o delírio pode ser contínuo e intermitente eu vou pensar que é festa, vou dançar, cantar. Um período de aparente serenidade precede o termo final. É a melhora da morte, segundo a frase popular.
...e sem que se perceba, a gente se encontra.
Thursday, December 20, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment