Monday, February 23, 2009

A Baía dos Piratas

Responda: quando foi que você comprou seu último CD?

Graças a uma quase-infinidade de programas, desde o finado Napster, e a taxas de acesso à informação de maneira democrática jamais vistas - eu sei, ainda há controle, mas quem procura, amigos, sempre acha -, eu posso dizer que o CD mais recente na minha parca coleção é o Heathen Chemistry, quinto do Oasis, lançado em 2002. E tudo por uma mania besta que eu tinha, essa de ter todos os CDs do Oasis e do Metallica, não importando o absurdo que eles lançassem.

Manias adolescentes e gosto musical à parte, o fato é que hoje eu tenho, sim, ambas as discografias, mas bato no peito e digo que elas não me pesam no bolso, nem na estante.

Agora me perguntem se eu mediria esforços pra ver essas duas bandas, ou quaisquer outras na minha lista de favoritos, tocarem ao vivo (com o perdão do pleonasmo, mas é que depois do incidente Rock in Rio, nunca se sabe) aqui nas redondezas. Prova disso são os trocentos pilas que desembolsarei pra ver o Iron de perto, com direito a Bruce Dickinson ordenando Scream for me Brasilia! e tudo mais.

E um bocado de gente vai responder a esse chamado, comprovando que esse negócio de que "a internet está matando a música" (pelo amor de deus, Gene Simmons!) vai se juntar ao rol desses mitos:

- O rádio vai destruir a indústria fonográfica;
- A TV vai matar o cinema;
- Gravações em cassete vão matar... a música;
- O VHS vai ser o fim de Hollywood.

Acho muito mais conveniente os artistas consagrados passarem a ouvir seus álbuns mais recentes e se perguntarem se eles é que não estão matando seus objetos de trabalho, mas isso é outra estória.

O fato é que o pessoal do The Pirate Bay é a bola da vez. Estão sob julgamento por manterem o maior site tracker de torrents do mundo. Mas eles têm uma arma infalível contra a multa possivel e absurdamente multimilionária que receberão: bolsos vazios. É óbvio que eles não ganham um centavo com o que ganham, e como o sistema penal não acompanha a evolução da sociedade (viva!) a um ritmo decente, o fato de eles terem hospedado seu site em diversos servidores ao redor do mundo vai garantir a sobrevivência do projeto, ainda que eles sejam presos, torturados, mortos, ou forçados a usar casacos puma e penteados emo pro resto de suas vidas.

thepiratebay.org - é o endereço, pra quem não sabe. Recomendo a parte especial sobre o julgamento, onde há notícias e um link pra download - eu preciso dizer gratuito? - do livro deles. Por enquanto, só está disponível em sueco, mas querem apostar que essa massa de internautas que trabalha sem parar e sem salário não vai ter produzido traduções em uma semana? fico no aguardo da versão em inglês pra poder fazer a minha parte tupiniquim.

"Hail to the thief!"

No comments: